Dicas para o uso sustentável (e econômico) do carro no seu dia a dia

Dicas para o uso sustentável (e econômico) do carro no seu dia a dia

Na hora de comprar um carro, muitos fatores são levados em consideração, como preço, design, conforto, valor de revenda, seguro e também o consumo de combustível. Nenhuma novidade nisso até então. Acontece que já faz alguns anos que a nossa sociedade vem mudando de postura perante a emissão de poluentes, se preocupando mais com o futuro do nosso planeta e pensando em como diminuir os impactos desse problema. Hoje, a preocupação com a sustentabilidade em relação ao automóvel já é uma realidade. E esse texto é para ajudar você, que também se preocupa, a fazer sua parte com atitudes simples.

Seja econômico e sustentável com poucas atitudes!

São algumas pequenas atitudes no dia a dia que ajudam você a economizar muito. Vamos lá: pneus calibrados, troca de marcha na velocidade correta, rodas sempre alinhadas e evitar o excesso de velocidade. Se você não faz grande parte disso, comece a se policiar e tenha certeza que vai ser de grande importância para o seu bolso e consequentemente ajudará o Meio Ambiente.

OBS: Sobre a velocidade correta para troca de marcha, caso tenha alguma dúvida, procure a informação no manual do veículo.

Faça as manutenções dentro do prazo!

Sabe aquelas datas que estão no manual do seu veículo que indicam quando deve ser feita manutenção? Não deixe passar! Elas são de extrema importância para vida útil do seu carro e a economia no seu bolso, evitando vários problemas. E outra coisa: não adianta fazer todas manutenções dentro do prazo, mas levar em lugar desconhecido e que faz o serviço de qualquer jeito, só para garantir o menor preço. O barato pode sair muito caro! É uma cilada! Vá na oficina da concessionária, faça tudo direitinho, garanta que seu veículo não terá problema e, caso precise trocar alguma peça, você terá a garantia da concessionária. O carro com todas manutenções corretas, é certo não ter gastos além do combustível e consequentemente agredir menos o Meio Ambiente.

Pense que economia, sustentabilidade e saúde andam de mãos dadas!

Você pode unir esses três pilares repensando o uso do carro. Já prestou atenção no seu dia a dia e percebeu em quantas situações não era tão necessário utilizar o carro? Ir até a padaria ou até ao mercado próximo de casa para fazer uma compra pequena, por exemplo. Você evita um gasto de combustível desnecessário e, consequentemente, ajuda sendo sustentável. Dependendo de como você substituir o carro nessas situações, ainda pode fazer exercício! Sobre isso vamos falar mais na frente.

Pense na Carona Solidária!

Já ouviu falar? Se não, a gente explica. É uma forma que muitas empresas e até escolas resolveram aderir para facilitar a vida das pessoas no deslocamento até seu destino, tendo em vista que em muitas capitais como São Paulo, a média de ocupantes é de um carro é 1,2 pessoa. Isso reflete um efeito dominó: maior quantidade de carros nas ruas e consequentemente mais engarrafamento. Que tal aderir a Carona Solidária? É fácil e todo mundo sai ganhando! Veja no seu trabalho as pessoas que moram próximo de você ou que pelo menos seja fácil encontrá-las no caminho. Convide-as para esse projeto e em comum acordo vejam como tornar isso viável e até mesmo apresentar para empresa. Lembre-se que, se você não tentar, não saberá se vai dar certo e até aquele seu colega pode já ter tido essa ideia e só precisa de apoio.

Vá de Bike!

Já falamos aqui sobre substituir o carro para lugares próximos de casa. Que tal fazer isso de bike? Você além de economizar e contribuir com um mundo mais sustentável, ainda auxilia a sua saúde. Cada dia as pessoas estão cada vez mais aderindo a bike, e um reflexo dessa mudança é que em muitas cidades do Brasil, os governantes perceberam a necessidade do crescimento de ciclo faixas e, para a população, teve uma grande representatividade. O que antes era só realidade na Europa, hoje já faz parte do dia a dia de muitos brasileiros e a ideia é que isso cresça cada vez mais. Então pense bem, pode ser uma boa opção e sua saúde agradece.

Use combustíveis de fontes renováveis!

Retomando a questão da preocupação da indústria automobilística, hoje se vê uma maior produção de carros “flex”, o que antes era raro de se encontrar. Isso é um incentivo para que os clientes tenham a possibilidade de escolher por combustíveis de fontes renováveis, que poluem menos e que, consequentemente, causem menor impacto no aquecimento global. Então, sempre que for possível, opte por combustível que cause menor problema e incentive amigos e familiares para fazer o mesmo.

Escolha a montadora que se preocupa com a Sustentabilidade!

Um grande exemplo de tudo isso é a Chevrolet, que aderiu uma postura sustentável desde o projeto dos carros até na rotina dentro da empresa. Viu-se a necessidade da sociedade e consequentemente a do cliente, e você foi fundamental para isso. Hoje um dos pilares da montadora é “Oferecer veículos sustentáveis que atendam as necessidades dos clientes”! É a construção de uma nova cultura, tendo em vista que antes, uma das principais industrias a emitir gases poluentes era automotiva. Hoje a ideia é ser um exemplo de uma nova filosofia para sociedade e ser um exemplo para todos clientes. Para saber mais acesse: http://www.chevrolet.com.br/sobre-gm/sustentabilidade.html

com Sem Comentários. 0

Artigos Relacionados

Nenhum artigo encontrado com estes critérios