Manutenção Preventiva – Muito mais que o alinhamento e balanceamento.

Manutenção Preventiva – Muito mais que o alinhamento e balanceamento.

2017 está cheio de feriadões e oportunidades de botar o pé na estrada. Se esses são seus planos, então pare um pouquinho aí na busca de hotéis, reservas e compra de malas e vem com a gente falar sobre o seu carro.

Planejar uma viagem não é fácil, e se for de carro, precisa de ainda mais atenção, evitando surpresas desagradáveis e o risco de estragar sua programação. Pensando nisso separamos algumas dicas para você cuidar da melhor forma do seu carro e viajar com sossego e tranquilidade através da Manutenção Preventiva.

Você precisa saber que não pode deixar para fazer a revisão do seu carro nas vésperas da viagem, caso seja necessário trocar uma peça é impossível fazer a substituição de um dia para o outro, então muita atenção!

– Itens para checar antes de viajar –

Pneus:

Se vai pegar estrada os pneus devem estar 100%. Verifique se há presença de bolhas na unidade, caso haja, substitua imediatamente. É um sinal de possível dano estrutural e sem reversão e com grande risco de explosão.
Perceba se tem algum desgaste na banda de rodagem, pode ser um indicativo do desalinhamento da suspensão. Faça também a verificação da pressão dos pneus e leve em conta à quantidade de pessoas que irão no veículo e o número de bagagens.

Rodas:
Caso as rodas do seu veículo tenham estrutura de ferro, verifique se tem apresença de algum amassado. Agora se as rodas do seu carro forem de liga, verifique se tem alguma trinca ou quebra, em ambos os casos dependendo da gravidade a substituição será necessária.

Barulhos na suspensão:

Perceba se tem algum barulho estranho no carro como: batidas secas ou ruídos de algo como se estivesse frouxo. O dia a dia pode ser fator crucial para o desgaste antes do esperado.

Sistemas Elétricos:

Verifique se os faróis, lanternas e piscas estão funcionando corretamente. Caso perceba a necessidade da substituição de alguns dos itens, faça imediatamente e evite acidentes. É bem rápido, não tomará muito do seu tempo.

 

Triângulo, chave de roda e macaco:
Além de você conferir os itens do carro, confira também os itens que estão fora, mas podem ser necessários para sua viagem. Um triângulo com alguma parte quebrada não vai servir para nada! O mesmo vale para os outros itens, então pode colocar na lista e checar direitinho cada um.

 

Sistema de limpeza dos vidros:
Além de conferir o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira também o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas, se estiverem ressecadas, o escoamento da água não será bom. Ah, vale lembrar que antes de viajar, tire uns minutinhos para limpar os vidros, a sujeira dificulta a visão e deixe sempre dentro do carro um spray anti-embassante e um pano de algodão auxilia bastante em dias de chuva.

Fluidos:

É muito importante você checar os níveis e validades de todos os fluidos e seus filtros, principalmente para quando for pegar estrada – já que o motor do carro é submetido a um esforço maior que na cidade. Caso o prazo de troca dos filtros e fluidos esteja próximo, não tem problema em adiar um pouco mais, se a viagem for curta. Caso contrário, melhor adiantar e garantir sua segurança.

 

Velas:
Analise o estado das velas. Se perceber desgastes, opte por trocar. Alguns fabricantes indicam que as velas devem ser revisadas a cada 10 mil km. Vale lembrar que qualquer falha nesse sistema pode gerar um desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outras peças.

 

Freios:
Fique atento a possíveis sinais de alerta como ruídos, trepidações, pedal duro ou até perda de eficiência. É necessária uma avaliação precisa para assegurar de fato que não tem nada de errada com a peça.

 

Correia Dentada:
Alguns fabricantes indicam que a substituição desse elemento deve ser feita (em média) a cada 50 mil km, mas verificando a cada 15 mil km já pode ser visto algumas possíveis trincas e desgastes. Todo cuidado é pouco com a Correia Dentada, o rompimento pode gerar graves danos ao motor.

Agora depois de ler sobre esses itens você pode pensar: “Ah, eu não tenho tempo para isso”, não tem problema, basta você tirar um tempinho e agendar a revisão na concessionaria. Só fuja de lugares muito baratos e de precedência duvidosa, pois o barato pode sair caro.

com Sem Comentários. 0

Artigos Relacionados

Nenhum artigo encontrado com estes critérios