As melhores dicas para te ajudar a investir no seu carro sem problemas

As melhores dicas para te ajudar a investir no seu carro sem problemas

Chegou a hora de comprar seu carro, mas não sabe qual a melhor forma de fazer isso? Esse texto é para você! Financiamento ou Consórcio? Quais vantagens? E desvantagens? São algumas perguntas que ocorrem nessas horas e agora você vai tirar todas as duvidas e decidir qual a melhor forma para garantir seu carro.

Vamos começar falando sobre o que é um consórcio e o que é um financiamento:

CONSÓRCIO
Nos últimos anos virou uma boa alternativa para quem quer comprar ou trocar de carro. O consórcio funciona da seguinte forma, a administradora do consórcio junta varias pessoas que querem adquirir um carro e cada um paga determinado parcela por mês. Somando todos gera o valor total para a compra de um carro, que é sorteado para uma pessoa daquele grupo. Todo mês uma pessoa diferente é sorteada, outra forma de conseguir é dando um lance, se seu lance for o maior do grupo, você garante o carro. Agora vamos falar das vantagens e desvantagens;

Vantagens:

  • –  Parcelas baixas;
  • –  Sorteio mensal;
  • –  Todos serão sorteados;
  • –  Podem ser dado lances;
  • –  Não precisa dar entrada;
  • –  Evita Juros;
  • –  Investimento a longo prazo.Desvantagens:
  • –  O processo pode durar até 15 anos;
  • –  Em caso de desistência, só consegue o dinheiro no final;
  • –  Paga taxa de serviço de serviço da administradora;
  • –  Pode ser o último a ser sorteado. 

 

FINANCIAMENTO

Uma outra forma bastante utilizada para quem quer comprar ou trocar de carro é o financiamento que funciona da seguinte forma. Você tem que procurar um banco, tanto público, privado ou na concessionária pelos bancos da montadora, que fornecerá o financiamento através do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), o valor que será liberado vai depender da sua renda fixa, sendo que 30% dessa renda é comprometida para as parcelas do veículo, assegurando ao banco que de fato o bem será pago e de 10%a até 30% do valor do veículo será usado como entrada, se conseguir um valor maior que esse, melhor. É possível dar uma entrada para diminuir o valor que será financiado ou no valor total, vai depender do valor que o banco liberar para o seu financiamento. Agora vamos saber vantagens e desvantagens:
Vantagens:

  • –  Não precisar ter dinheiro em mãos;
  • –  Você sai com o veículo na hora;
  • –  Pode adiantar a parcela com desconto;
  • –  Com uma quantia de entrada, você negocia juros mais baixos;
  • –  Pode adquirir sem ter dinheiro em mãos.Desvantagens:
  • –  Precisa ter um valor para dar entrada;
  • –  Ter uma renda fixa comprovada;
  • –  Depende da aprovação de credito do banco.

 

Agora o que você já sabe o que é um Consórcio, Financiamento e suas respectivas vantagens e desvantagens, também precisa saber quais são suas necessidades e urgência em adquirir o carro. Os dois oferecem benefícios para necessidades diferentes, então avalie bem o que você precisa.

Nesta ordem, chega a fase de você pesquisar alguns fatores para escolher o melhor local para financiar ou fazer o consórcio.

Administradora:
Veja se é uma empresa que já tem muito tempo no mercado, se tem um bom histórico e traz bons benefícios.

Prazo:
Quanto maior o prazo do consórcio, menores são os valores da parcelas. Porém você tem que que saber que irá demorar um tempo maior pagando, mas se você quer maior rapidez, opte por planos com prazo mais curto, desde que as parcelas caibam no seu bolso.
Parcelas:
Podem ser lineares ou decrescentes, nas lineares os valores das parcelas são aproximados e você já sabe qual o valor médio que pagará em suas parcelas do inicio ao fim do consórcio. No caso das decrescentes, você começa pagando valores maiores e no decorrer, vão diminuindo.
Fundo de Reserva:
Em alguns contratos podem prever o pagamento do fundo de reserva, que é utilizada em casos de imprevistos e que devem estar bem explícitos no contrato, exemplo em situações de inadimplência ou desistência. O valor varia de empresa, grupo e número de pessoas.
Lances:
Podem ser fixos, um percentual já determinado no valor de crédito contratado ou os livres que fica por sua escolha, a partir de um mínimo já programado pela administradora.

 

No caso do Financiamento:
Taxas de Juros:
Procure sempre bancos que ofereçam as menores taxas possíveis para o seu financiamento. Os bancos das montadoras são os que oferecem as menores taxas. CET:
Conseguir taxas de juros menores já é um diferencial, mais importante que isso é analisar o Custo Efetivo Total (CET) da operação. É a taxa que mostra além dos juros e também todos os encargos dentro do financiamento do carro, incluindo: tarifas de abertura de crédito, impostos, taxas administrativas e seguro contra inadimplências. Quanto menor for o valor do CET, menor será o valor pago por você no final.

 

Valorizados:
Uma dica que vale tanto para quem optar por consórcio e financiamento é, se possível, escolher carros que desvalorizam menos ao sair da concessionária, geralmente se perde geralmente 10% do valor, mas alguns carros perdem menos que isso e tem um bom valor de revenda, exemplo do Onix que desvaloriza apenas -7,6%.
Planejamento Financeiro:

Outra dica que vale para as duas possibilidades, o planejamento financeiro é o segredo para você ter sucesso nesse objetivo, controlando suas despesas você evitará problemas futuros e até imediatos como o pagamento das parcelas, além de acelerar as coisas no caso de optar pelo consórcio, por exemplo conseguir juntar um valor considerável e dar um bom lance no grupo e conseguir ser o maior, garantindo sua carta de credito consequentemente o seu carro. Então além de ficar atento para todos os fatores e variáveis que relatamos aqui não deixe de ter um bom planejamento. Pronto, agora que você conheceu todas nossas dicas, já pode se sentir mais seguro e optar por uma das formas de adquirir seu carro, se ficou com alguma duvida compartilhe com a gente e teremos a satisfação de tirar. Queremos vê-lo de carro logo e feliz com a nova conquista.

com Sem Comentários. 0

Artigos Relacionados

Nenhum artigo encontrado com estes critérios